Didática de Educação de Infância II

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2018/2019

Código: MP1C10015
Sigla: DEI2
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira
Corpo docente: Filipe Manuel Carapeto Fialho
Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Didática da Educação de Infância II contempla o desenvolvimento de saberes integrados das áreas de didática da língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças, de didática das expressões que visa o desenvolvimento da expressividade e comunicação da criança através das linguagens e saberes artísticos e físico-motor, e a área da pedagogia e didática que visa a interrogação das relações entre os saberes pedagógicos e os conhecimentos didáticos.

Conteúdos programáticos

Didática da Língua Portuguesa
Questões teóricas gerais
1.Linguagem e cognição.
1.1 Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo.
1.2 Linguagem e aprendizagem.
A Comunicação pré-verbal
1. Caracterização das trocas comunicativas neste período.
2. A importância destas trocas para a aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal.
3. O desenvolvimento da consciência fonológica
A Comunicação verbal
1. A compreensão e produção em língua materna
2. O desenvolvimento da consciência linguística
2.1 Estratégias e processos de aquisição da linguagem: desenvolvimento fonológico, lexico-semântico e morfo-sintáctico.
2.2 O desenvolvimento da pragmática
Didática das Expressões (Musical; Dramática; Plástica; Motora)
 As expressões (dramática; musical; plástica; motora) na educação de infância - dialogicidade entre expressão, exploração, comunicação, performance e literacia, numa perspetiva integradora e globalizante.
 Potencialidades do corpo, da voz, do meio envolvente e das linguagens artísticas como recursos expressivos, comunicativos e educativos numa dinâmica contínua e articulada de exploração e criação.
 O valor das aprendizagens no domínio das expressões durante a infância e o papel do educador nas dinâmicas de articulação e integração das suas especificidades na atuação educativa.
 As intencionalidades educativas, o espaço e os recursos humanos e materiais: as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre e orientada.
 As práticas e vivências educativo-expressivas: a exploração, a partilha, a negociação e a integração interpares, com a equipa pedagógica e a instituição, com as famílias e a comunidade.
 Análise, planificação e avaliação formativa de situações e propostas de aprendizagem: - adequação, qualidade e diversidade.
Pedagogia e Didática
1 Pedagogia e Didática
2. Educar – uma profissão impossível?
3. Relação Pedagógica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros de teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
O programa organizar-se á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido em estreita articulação com os estágios.
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aulas desta unidade curricular assumem a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar atividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispositivos e procedimentos pretende-se que os estudantes sejam capazes de discernir modalidades de intervenção pedagógico-didáticas adequadas ao contexto de creche, o que constitui o objetivo central desta UC.

Metodologia e provas de avaliação

Planificação de propostas pedagógicas integradoras, apresentando, de forma sustentada, estratégias de desenvolvimento da linguagem verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões (motora, musical, dramática e plástica).
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do contexto, dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
90%- Trabalho individual
10% participação as aulas

Os trabalhos são individuais, podendo, no entanto, ser articulados por instituição educativa.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Bibliografia

Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Piaget, J. (1977). A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Morais Editores.
Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Piaget, J. (1977). A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Morais Editores.
Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
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Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Costa, J., &, Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés - o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa: Editorial Caminho.
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Freitas, M. J. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Libâneo, J. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp. 5-24. Fonte PDF: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000300002&script=sci_ &tlng=pt.
Meirieu, P. (2002). A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed Editora.
Piaget, J. (1977). A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Morais Editores.
Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. M. (2003). BebéBabá – Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo de Letras

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